25 março 2005


Mural na cidade de Maputo Posted by Hello

5 Comments:

Blogger Cine-clube Komba Kanema said...

Apenas um reparo: o mural foi executado por vários artistas (não sei se incluindo o Malangatana) mas foi concebido por João Craveirinha, sobrinho do falecido poeta José Craveirinha.

Machado

4:57 da tarde  
Blogger uaMatidjuane said...

Reencaminharam-me indignadas algumas pessoas sobre a questão deturpada do Mural que continua aqui legendada, neste blog Orlando, com autoria errada, apesar de esclarecimento parcial do Machado da Graça (suponho)e do sr Martins (pelos vistos bem informado).

Só agora vi este blog Orlandom com um trabalho meu dando a paternidade a outro que tanto ele como eu não precisamos da boleia um do outro.

Desenho desde 1955. Pinto a óleo desde 1962. Interrompi porque fui para a luta armada de libertação em 1967 enviado pelo poeta José Craveirinha.

Nessa altura estava na minha melhor fase de uma pintura que o poeta José Craveirinha classificou de “do nascimetno de uma pintura nativista moderna cheia de muita força e expressão com técnica”. Continuei todavia a desenhar no exílio.

Seria o mesmo poeta (José Craveirinha) que indignado em 2000instou ao Malangatana que por uma vez por todas dissesse ao público que nada tinha a ver com o Mural.

Isto em 2000 por altura do segundo retoque pelo próprio autor destas linhas por recomendação do presidente Chissano. O então Ministro Hélder Muteia pode confirmar tudo isso e o comité central da Frelimo de então.

A ordem em 1978 (finais) partiu do Presidente Samora Machel e foi totalmente gratuita e sem contra partidas nenhumas. Nem podia ser de outra forma. Recebi uma medalha do Presidente Samora Machel pelo Mural.

De facto fui eu que concebi e dirigi as pinturas no paredão e confirmo o que Sr. António Martins escreveu. E confirmo também que Malangatana nunca esteve naquela parede. Nem podia, primeiro porque não é seu traço de desenho muito gráfico que tenho da escola de artes gráficas e prática profissional intensa dentro e fora de Moçambique, em Tanzania e na Europa (Andorra, Espanha - Ibiza e Portugal).

No início em 1978, cubanos e chilenos do PCP em Moçambique, se voluntariaram para executar o Mural. E ao saber isso eu garanti a meu chefe na altura o sr. Jorge Rebelo (5º na hierarquia do partido Frelimo de então) que poderia dizer ao Presidente Samora Machel que havia um Moçambicano que poderia executar o Mural que era eu.

Esse assunto só por muita má fé como vejo aqui, continua com a insistência que foi Malangatana uma mentira muito grande até hoje em 2008.

Nunca poderia ele pintar a uma altura daquelas. Quando foi do retoque em 2000 a condição foi a comunicação social de então repor a verdade do Mural.

E fiz um apelo pela Televisão (RTPÁfrica no local quando a Ângela Chin me entrevistou e tbm contei isso tudo).

Os ex-jovens alunos apareceram dias depois até da África do Sul (já quarentões).

Sem dúviva foram eles a base principal dos que me apoiaram como assistentes na 1ª fase em 1979.

Os pintores de tela que convidei para encherem espaços com tinta (que eu assinalava) para depois passar meu traço foram: Mankew Mahumana; Estêvão Macambaco; Moisés Simbine e mais nenhum. O único do grupo que me acompanhava no desenho, tudo que esboçava foi o Moisés Simbine, pelas características magnificas de sua técnica.

Isto foi em Janeiro / Fevereiro de 1979.

Em 2000 rigorosamente nenhum artista plástico esteve no local a apoiar-me porque não quis atendendo a rapidez de execução que precisava implementar.

Recrutei pessoal das obras. E o esquema foi de artes gráficas mescla com obras.

Foi por isso que batemos o recorde de retocar totalmente o Mural em 12 dias acrescentando o céu azul da maqueta original que não fora pintado em 1979 por falta de tempo (foram 22 dias).

E assinei e ainda lá está no canto superior direito do observador.

Desafio qualquer um em Moçambique a pintar um Mural como aquele e sem receber um tostão. Mas pelo menos que reconheçam quem suou naquele paredão.

A César o que é de César. Neste caso a João o que é de João.

Podem tentar outro Mural mas aquele não será possível. Se viajasse no tempo e me tivesse negado a executá-lo quiçá hoje estaria um Mural pintado por cubanos e chilenos.

JOÃO CRAVEIRINHA

3:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fds升降机 同声翻译 同声传译 同声翻译设备 文件柜 会议设备租赁 同声传译设备租赁 表决器租赁 更衣柜 钢管 无缝钢管 服务器数据恢复 论文发表

升降平台 登车桥 升降机 升降机 铝合金升降机 液压升降机 液压机械 升降平台 升降台 高空作业平台 升降机 升降平台 弹簧 数据恢复 RAID数据恢复 无缝管 博客

WOW Gold WOWGold World Of Warcraft Gold WOW Power Leveling WOW PowerLeveling World Of Warcraft Power Leveling World Of Warcraft PowerLeveling

Breathalyzer Gas Alarm Breathalyser Co Alarm Co Detector Alcohol Tester Alcohol Tester Gas Detector

Google左侧排名 Google排名 网站排名 Google优化 搜索引擎优化 google左侧排名 google排名 google排名 google排名 搜索引擎营销 网络营销 网站优化 SEO google排名服务 台州网站建设 网站设计 网站推广 网站优化 搜索引擎优化 网站优化 网站建设 google排名 google优化 网站优化 搜索引擎优化 SEO google排名 Google排名 Google排名 Google排名 网站优化 搜索引擎优化 SEO Google排名
fdsf

7:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

wow gold!All wow gold US Server 24.99$/1000G on sell! Cheap wow gold,wow gold,wow gold,Buy Cheapest/Safe/Fast WoW US EUwow gold Power leveling wow gold from the time you World of Warcraft gold ordered!fanfan980110dfdfgd

5:10 da tarde  
Blogger amosse macamo said...

É, pois, chegado a hora de dar a cada um o merecido “sum cuique tribuere”, recentemente, estive na homenagem ao Dr. Domingos Arouca (nacionalista de raça), e fiquei a saber que fora Director do Brado Africano, quando a história associara a este apenas os irmãos Albasine e companhia.
Ora, se o mural da praça dos heróis retrata fielmente o a gesta do nosso pais como nação é, portanto, parte da nossa história e consequentemente, nossa história quem projectou o mesmo mural, ou não?
Sim, a César o que é de César e neste caso ao João o que é de João, porque esta glória o pertence!

11:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home